O Japão é um país também conhecido por sua população de idosos, é no arquipélago do sol nascente que se concentra o maior número de pessoas acima dos 100 anos. Segredo para tal longevidade ainda não foi claramente dito pelos japoneses e permanece um mistério na medida em que Oscar Niemeyer, famoso arquiteto brasileiro, fuma e bebe e já está na casa dos 100 também.

Mas o fato é que a população japonesa está ficando mais velha e isso vai pesar em sua economia em um futuro próximo. Hoje 1/10 de sua população está acima dos 75 anos. Hoje são 12,76 milhões de idosos nessa faixa etária contra os 12,21 milhões registrados no ano passado segundo dados do Ministério de Assuntos Internos.

Por outro lado a população japonesa é uma das que menos se procriam no mundo. A taxa de fertilidade das japonesas (que é o número médio de crianças que uma mulher tem em sua vida) é de 1.32 enquanto se estima que são necessários 2.07 para que a população, ao menos, não caia.

Resultado disso é a maior proporção de pessoas idosas no mundo. Não é preciso olharmos muito longe para ver que a economia deve enfraquecer por falta de trabalhadores e então, quem irá pagar a aposentadoria para tantos aposentados? Sem dúvida é o maior desafio japonês para manter a dinâmica de sua economia nos próximos anos vindouros.

Comments (2)

On 29 de junho de 2011 às 21:19 , Anônimo disse...

parabens pelas palavras usadas ,pois realmente satisfez minha pergunta

 
On 27 de setembro de 2012 às 22:24 , marlucia regia disse...

ficou tudo explicadissimooo!!!