O Departmento do Trabalho Vietnamita deu 448 novos vistos de trabalho para estrangeiros e renovou mais 199, mas nenhum foi registrado como "CEO". E porque? Nenhuma empresa conseguiu tal façanha e culparam a dificuldade em conseguir um certificado de residência. E o que um visto de trabalho tem de ver com um certificado de residência? Segundo uma circular emitida em março de 2006 o Ministério de Planejamento e Investimento exigue que um estrangeiro tenha um certificado permanente de residência para conseguir tal visto.

E é justamente aí que se tem problema. Em 1999 o Governo decidiu que para um estrangeiro ser apto a conseguir um visto permanente de residência é necessário que ele tenha lutado pela liberdade e independência vietnamita ou ter feito contribuições significantes para a construção e segurança nacionais ou ser casado, ser filho/a ou pai de um vietnaminta vivendo no país.

A maioria concorda que não é fácil de achar um estrangeiro com um visto permanente de residência no país, mas, o mais difícil é achar um que consiga administrar uma empresa por lá. O Governo Vietnamita já está se mexendo para resolver o problema e já fez um decreto para guiar as empresas em como proceder nesses casos.

Outro problema na contratação de CEO's no Vietnã é a diferença de salários entre os estrangeiros e os locais. Porém, como o Governo não pode interferir nisso as empresas que podem contratá-los terão uma grande vantagem já que muitas estão sendo encorajadas a entrar no mercado global seguindo a entrada do país na Organização Mundial de Comércio (OMC).Vale lembrar que, depois de 12 anos de negociação, O Vietnã foi admitido oficialmente na OMC em novembro de 2006.

Em um recente seminário sobre Recursos Humanos na cidade Ho Chim Min, diretores e empresas discutiam sobre o poder que os CEO's poderão ter dentro de uma empresa vietnamita. O consenso foi que, indiscutivelmente, é crucial que eles possam contratar e montar sua própria equipe. Com um crescimento médio de 8% nos últimos anos o “Tigre Asiático Vermelho” terá ainda que mudar muitas coisas para continuar com esse crescimento.