Nos últimos anos a Coréia vem se popularizando ao redor do mundo através de suas novelas. Seu turismo aumentou, o número de pessoas interessadas em aprender coreano também, isso tudo graças à novelas como "Dae Jang Geum" ("Jóia no Palácio", estrelado pela maginífica Lee Young Ae de "Lady Vengance").

Devido à esse enorme sucesso os salários das estrelas e custos para fazer cada episódio está cada vez maior. E o que é pior, há sérios indícios de que a audiência de mercado interno e externo estão caindo.

No começo deste mês o CODA (Associação Coreana de Produção de Dramas), um grupo das 40 maiores produtoras de novelas, incluindo as líderes KimJongHak Production, Olive Nine e Chorokbaem Media, fizeram uma reunião na Associação Coreana de Radiodifusores em Yangcheon-gu, onde enfaticamente anunciaram: a indústria de novela coreana irá morrer se as condições atuais continuarem.

Kim Seung-soo, secretário geral da CODA disse: "Os radiodifusores pagam uma empresa de produção apenas de 40 a 60 por cento dos custos de gastos de fabricação reais. E os salários para atores e escritores estão crescendo de maneira alarmante. Além disso não há mais nenhuma novela experimental há muito tempo".

A empresa disse que os atores e escritores ganham aproximadamete 30 milhões de Wons por episódio (US$1=W939). Com isso nos últimos 5 anos o custo de produção pulou de 90 milhões de won para 150. "Hoje em dia fazer novelas traz, inevitavelmente, grande prejuízo na produção", disse um produtor executivo. "E o que é pior, na maioria dos casos os Radiodifusores obtém os direitos autorais das novelas, tomando vantagem de sua posição".

As exportações também estão em queda. Segundo o Instituto Coreano de Transmissão em 2005 atingiu-se um pico de US$101.62 milhões, mas isso foi reduzido para $85.891 milhões em 2006 - a primeira vez que as exportações cairam desde o ano 2000.

Na Coréia, as novelas estão raramente conseguindo mais de 20% de audiência. De acordo com uma pesquisa da Nielsen Media Research, houve 11 novelas com média de 20% em 2004 e 2005, mas apenas 6 em 2006 e 7 até agora em 2007.

O pesquisador da Instituto Coreano de Transmissão, Kim Young-duk, acrescenta: "Devido ao aumento de custos, as novelas Coreanas estão mais caras que as americanas no Japão, e como resultado elas não são mais competitivas. A Onda Coreana original já foi consumida em toda a Ásia nos últimos anos, então a tendência é das exportações continuarem a cair".


Nos países em que não há novelas Coreanas a única maneira de achá-las é através da Internet, por isso indico sites como http://www.yesasia.com/ para quem quiser comprar os DVD's.

Comments (2)

On 14 de outubro de 2011 às 10:10 , Anônimo disse...

se os canais que transmitem as novelas fazem : 1 - mudam os dias sem avisar os telespectadores sem mais nem menos
2 - sem mais nem menos deixam de passar os ultimos capitulos ...mesmo sendo reprise...comecei a assistir o canal a pouco tempo ..
tem é mais que baixar a audiencia ...
não assisto mais esse canal TVC, é pior que a programação do silvio santos que vive mudando a programação pelo menos ele deixa os telespectadores assistirem o final

 
On 11 de agosto de 2015 às 19:38 , Anônimo disse...

Assisto no dramafever e parece que eles estao ganhando mercado em locais que antes nao iam... Por exemplo brasil! Adoro os kdramas. Mas eu sinceramente acredito que quem deve receber mais em qualquer producao e o escritor ou o roteirista pois ele cria algo do nada e da base para o resto. As melhores series do mundo tem otimos atores mas principalmente excelentes escritores. Breaking bad, gane of thrones que o digam... Mas acho o salario dos artistas irreais demais...