E começou nessa segunda-feira o 17º Congresso do Partido Comunista que acontece a cada 5 anos e define o que deve acontecer no país nos próximos outros 5 anos. E essa semana onde 2,2 mil delegados ficarão reunidos no Grande Salão do Povo em Beijing o encontro deve ficar marcado, principalmente, pelos conflitos internos do PCC. Ou seja, o destino de 1,3 bilhões de pessoas devem ficar nas mãos de quem?

Nesse Congresso um novo Comitê Central do PCC deverá ser escolhido e, este, por sua vez, endossará a composição do famoso Comitê Permanente de Politburo. Mas, o que é afinal esse tal Comitê de Politburo? Vamos para a etmologia da palavra: Politburo nada mais é que um acrónimo que significa Bureau Político e deriva do russo Politicheskoe Byuro.

Na China o Politburo é composto por 9 membros que definem a linha do PCC, e controla três outras importantes instituições do povo: o Comitê Militar, o Congresso Nacional do Povo (correspondente ao Parlamento) e o Conselho de Estado (o braço administrativo do governo).

Como não há eleições para entrar no Politburo, fazer parte dele é uma questão de "guanxi", de influência e apadrinhamento político. E, atualmente, há duas facções brigando pelo poder no Politburo e na China, são elas: o Grupo de Shanghai, liderado pelo Ex-presidente Jiang Ze Min e a chamada "ala jovem", liderada pelo atual presidente Hu Jintao e o primeiro ministro Wen Jiabao.

O Grupo de Shanghai teve a liderança do país nos anos 90 e faz parte da terceira geração de líderes da República Popular da China, sendo a primeira a de Mao Ze Dong e a segunda Deng Xiao Ping. Porém, ele anda bem enfraquecido principalmente depois de casos de corrupção assolarem os governantes da cidade. Analistas políticos dizem que esse grupo já perdeu a batalha, mas isso não quer dizer que a "ala jovem" tenha ganho ainda.

Essa "ala" é justamente quem está no poder no momento e, claro, quer continuar nele até 2012 e então ter mais poder para escolher a quinta geração de líderes que assumirá o poder. Nesse Congresso a dúvida é se Hu Jintao conseguirá colocar seus protegidos dentre do Politburo.

O que se está dizendo é que Zhou Yongkang e He Guoqiang devem entrar para o Comitê Permanente, questionando o alcance do poder de Hu Jintao pois eles são protegidos de Zeng Qinghong, atual membro do Comitê Permanente e adversário de Hu Jintao.

Para não ficarmos perdidos na situação, Zhou Yongkang é o Ministro de Segurança Pública e He Guoqiang é o responsável por investigar candidatos elegíveis a promoções dentro do PCC.

Ao longo desta semana voltaremos a conversar sobre os assuntos mais relevantes desse Congresso, esperamos conseguir apresentar alguns aspectos importantes.