Parece que 1º de outubro é reservado para momentos históricos na ásia. Ontem o Presidente Sul-Coreano, Roh Moo-Hyun, se tornou o 1º a atravesar a área de demarcação militar e entrar na Coréia do Norte. Os passos que deu nos 30 metros onde saiu do carro até entrar no Norte foi, com certeza, um momento histórico.

No encontro inter-coreano, uma das prioridades é justamente acabar formalmente com a Guerra da Coréia (1950-53) e tudo isso vem em um momento onde o processo de 'desnuclearização' parece acontecer como o esperado. Roh e sua delegação de 300 pessoas chegaram na capital da Coréia do Norte, Pyongyang, três horas depois de atenderem a cerimônia oficial de boas-vindas no Monumento para Reunificação Nacional.

Roh declarou à TV: "Estou cruzando esta linha proibida como presidente. Depois de voltar para casa, muita gente fará o mesmo. Então, esta fronteira será definitivamente apagada e a barreira cairá. Esta visita servirá para derrubar o muro da divisão, aliviar o dano da divisão e nos colocar no caminho da paz e da reconciliação".

E, sobre o encontro ainda acrescentou: "Nos concentraremos em concretizar um processo que traga paz e desenvolvimento econômico para os dois países".

Essa fronteira entre as duas Coréias, também conhecida como Zona Desmilitarizada, fica na área de Panmunjon onde foi firmado o armistício depois do fim da guerra e, sobre isso, tem um grande filme chamado "Zona de Risco" de ninguém menos que Park Chan-Wook.

Para assistir ao vídeo histórico desse encontro acesse: http://www.youtube.com/watch?v=WyaquD_fMqM. Mesmo em coreano, vale a pena dar uma olhada.

Além disso também indico o vídeo do TerraTV: http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2487&contentid=182369

Comments (1)

On 2 de outubro de 2007 às 14:52 , Anônimo disse...

Sem dúvida um acontecimento simbólico. Mas pergunto o quanto isso vai repercutir na liberdade do cidadão comum em cruzar a fronteira... Concordo, o "Zona de Risco" é ótimo! Para compreender um pouco mais a Coréia do Norte, recomendo também o documentário "A state of mind" (não sei como foi chamado em português). Mostra a preparação de algumas garotas para os "Jogos Mundiais", a maior apresentação de ginástica coreografada do mundo, e o significado dessa competição na Coréia do Norte