Vamos ser sinceros, sem hipocrisia. A internet pode ser cruel. Pode te colocar de joelhos mesmo que ela não ande armada. E nem precisa, ela sabe tudo sobre você não? Pode promover muitas coisas boas, mas sua face mais cruel sempre aparece. A internet consegue aguçar, atiçar o lado mais fofoqueiro do ser humano. É tudo tão fácil, uma foto, um vídeo em minutos depois de acontecido já está sendo visto por milhares de pessoas. E, cada vez mais o acesso à vida dos outros está extremamente facilitado e banalizado.

Recentemente vimos o pulso firme do Mickey ao despedir Vanessa Hudgens de "High School Musical". Mickey se mostrou mais bravo do que ao combater o Mancha Verde tudo porque algumas fotos íntimas da garota, daquelas que só algumas pessoas seletamente escolhidas deveriam ter acesso, caiu na internet. Mickey então rasgou seu contrato e agora é o coelhinho da Playboy que está atrás da garota.

Mas vamos para a Ásia onde casos muito parecidos estão acontecendo. No meio do ano caiu na rede um vídeo de um político e sua amante em um hotel. Se a memória não me abandonar agora digo eu que foi nas Filipinas. Causou muito frenesi. E agora, no Vietnã um caso que está balançando o país mais que qualquer tufão.

Um jovem casal está sozinho. Um beijo aqui, uma mão acolá. Uma peça de roupa cai, e uma mão procura por um celular, com câmera. Não é que ninguém inoportuno estivesse procurando por um dos dois pombinhos. "O que você acha de filmarmos nosso ato de amor?" sugere o namorado marotamente. Ela, meio tímida responde: "Ah, não sei... tenho vergonha". Não há batalhas que não se possa vencer: "Não se preocupe, é só pra gente ver nossa performance, depois apagamos...", ela cede: "Tudo bem vai, mas você vai apagar né?". "Claro...". Passado algum tempo aquela chama que ardia na jovem se apagou. Ela não queria mais nada com ele. Ele não acreditou. Aquele vídeo não foi apagado e caiu na internet. Um ato de querer compartilhar aqueles momentos íntimos o compele a dividir o tal vídeo. Uma grande bomba.

O caso se torna mais estranho (nem tão estranho assim nos dias de hoje) ao dizermos que a protagonista desse filme é uma jovem atriz de 19 anos que começava a despontar no cenário nacional. Hoang Thuy Linh estrelava a série "Diários de Vang Ahn" na TV do Vietnã (VTV). A popular série tratava do dia a dia de uma escola vietnamita e todos adoravam a série e a personagem de Linh era muito popular entre os jovens.

Mal deu tempo dos pais proibirem seus filhos de ver a série por causa dessa 'menina má', a TV já tirou-a do ar. A série estava em sua 2ª temporada e era grande sucesso de audiência. No capítulo de despedida, talvez uma espécie de tribunal, a atriz em lágrimas pedia desculpas aos pais e implorava pela compreensão dos fãs. Nos fóruns e blogs da internet os mesmos fãs, ou não tão fãs assim, estão analisando, discutindo se a jovem estrela merece o perdão popular.

"É a coisa mais escadalosa e polêmica que já aconteceu no mundo virtual vietnamita", disse o jornalista Hung Nguyen. Já Tran Le Thuy e Huy Duc disseram no diário Sai Gon Tiep Thi: "Isto coloca uma grande questão sobre a vida moderna que os grandes jornais têm de enfrentar. Trata-se da questão do controle de informação na atividade de blogar e o respeito à privacidade. Outra questão é a revolução sexual entre os jovens vietnamitas hoje".

Vale dizer que, apesar de conservador, no Vietnã não é nenhum um pouco incomum jovens casais terem relação sexual quando estão apenas namorando. Mas claro, uma menção ao sexo faz milagres na mídia de qualquer lugar, não?

Neste blog comentamos frequentemente a censura na internet asiática. Mas neste caso o próprio Youtube retirou do ar voluntariamente o vídeo. Mas sabemos que vídeos assim é como notícia ruim, se espalham rapidamente. Não se sabe o que irá acontecer com a carreira dessa jovem atriz, mas vale a pena tudo isso para satisfazer a curiosidade do público?