Como resumir os últimos acontecimentos no Paquistão? O país tem passado por tanta coisa em tão pouco tempo que é até difícil de acompanhar.

As últimas novidades estão no pedido de denúncia que Benazir Bhutto exigiu que Pervez Musharraf fizesse. É claro que ele não pediu. Depois de ter sua prisão domiciliar decretada devido à sua organização da ‘longa marcha’, conforme já conversamos aqui, o principal jogador de cricket do país também foi preso em sua casa!

Agora, o número dois da diplomacia americana, John Negroponte, visita o país e bate forte na mesa dizendo que os EUA podem até retirar sua ajuda militar ao Paquistão caso o estado de exceção não seja retirado.

Musharraf diz que o país continuará como está e só será suspenso quando a situação da ‘lei e da ordem’ melhorar. Conceito extremamente relativo. Por exemplo, Musharraf suspendeu as atividades das duas maiores emissoras de TV do país, afirmando que elas diziam mentiras sobre seu governo e que só irão voltar a funcionar quando o estado de exceção acabar.

Lei e ordem seria não reclamar de nada e aceitar de tudo?


Enquanto isso o povo continua sofrendo as conseqüências de atos arbitrários e sem sentido como esse.