Uma das grandes polêmicas envolvendo os Jogos Olímpicos de Beijing que começa em agosto é o número de pessoas que foram removidas de suas casas para a construção de sua estrutura. Mais justo seria falar "revolução". E isso inclui a construção dos estádios, vilas olímpicas e metrôs.

Devido à famosa linha dura do Governo Chinês surpreendeu muitos que eles divulgaram o número de pessoas que foram removidas de suas casas para a construção do sonho olímpico. E o número é preciso: 14.901.

Segundo as autoridades chinesas essas pessoas estão satisfeitas com a mudança pois agora moram em uma área onde o metro quadrado está custando US$ 830, e, claro, receberam boas compensações. Jiang Jia Ming, vice-diretor do Comitê de Construção de Beijing ainda acrescentou que todos assinaram o acordo de despejo de maneira voluntária.

Diversas ONG's reclamam de violação de direitos humanos nesse processo olímpico e, nós, dificilmente iremos saber qual é a profundidade do assunto. De qualquer maneira, o que fica de positivo é a atitude do Governo Chinês em ser mais transparente sobre o assunto. É um passo.

Comments (1)

On 25 de fevereiro de 2008 às 21:02 , Anônimo disse...

Hum... Acho bem difícil realmente contentar 15.000 pessoas sem muito barulho e negociacão. Tem que compensar MUITO bem mesmo. Parece mais provável que essas pessoas não tiveram muita opcão, voz, ou qualquer espaco para expressar o que pensavam...