Mantive-me quieto sobre o escândalo que saiu há 11 dias sobre um soldado americano que estuprou uma garota no Japão. Agora a “Kyodo” (www.home.kyodo.co.jp) anuncia outro caso desse.
A Polícia de Okinawa pedirá uma ordem de prisão contra outro soldado americano suspeito de estuprar uma mulher filipina que inclusive está no hospital nesse momento. Alías, vamos resumir os últimos casos: na Coréia do Sul um soldado americano é acusado de estuprar uma mulher de 19 anos. No Japão, o outro caso é de um estupro de uma menina de 14 anos.

E isso não é novidade. Outro caso que chocou aconteceu em 1995 quando três (sim, 3) soldados americanos estupraram uma menina de doze anos (sim, 12!). Atualmente os EUA têm em Okinawa 30 mil soldados. Agora o Exército americano impôs um toque de recolher para seus soldados. Ah, isso sim é uma bela punição.

E a pergunta que não quer calar: O QUÊ eles AINDA estão fazendo por lá? Os protestos do Governo Japonês quando esse último caso saiu há 11 dias são lamentáveis. Será que tantos casos de violação de direitos humanos valem a suposta proteção e segurança que dão ao Japão?

Alías, o Japão e a Coréia do Sul (vamos nos ater à esses exemplos) ainda precisam disso? É muito claro que essas bases servem apenas para que os americanos mantenham os olhos no crescente exército chinês (o maior do mundo) e nas loucuras da Coréia do Norte e afins. Há uma agenda de “desocupação” que foi prevista logo depois da 2ª Guerra e, apesar de eu não saber com precisão, é programado para que as forças americanas saiam do país nos próximos 5 anos (se a memória não me abandona no momento).

Mas, até lá muita coisa pode mudar, afinal, dinheiro fala muito mais alto que esses repugnantes crimes cometidos por aqueles que devem prezar pela lei e, ainda por cima, cometem essas atrocidades em outros países. Será que eles serão punidos?

Comments (1)

On 25 de fevereiro de 2008 às 20:41 , Anônimo disse...

"O QUÊ eles AINDA estão fazendo por lá?" Pensa que é fácil se manter a maior potência econômica e militar do mundo atualmente? Tudo tem seu preco... Em economês, externalidades... Afinal, estao protegendo a 'democracia', 'liberdade', seja lá o que querem dizer com isso. Simplesmente revoltante.