Para pessoas com algum senso de direitos humanos, de justiça e bom senso o tráfico humano é um absurdo, mas é real e não deve ser ignorado.

Esse não é um fenômeno do mundo moderno, mas ainda é muito praticado principalmente tendo como objetivo a prostituição. Com o intuito de coibir essa monstruosa prática os governos da Tailândia e Vietnã assinaram um acordo contra o tráfico de seres humanos nessa segunda-feira.

Para se ter uma idéia da gravidade entre 2005 e 2007 a polícia do Vietnã registrou 900 casos de tráfico, o que incluiu cerca de 2.200 pessoas. Vale ressaltar que esses são os casos registrados, não dá para saber a dimensão real desse problema.

Muitas mulheres deixam-se atrair por promessas de trabalho e acabam na prostituição ou num casamento forçado. Lembro aqui um post que publiquei sobre esse problema na crescente Dubai.

No Vietnã suspeita-se que grande parte das 20.000 mulheres e crianças dadas por desaparecidas no país no ano passado tenham sido vítimas de redes de traficantes conectadas com países europeus, Estados Unidos, Rússia, China e Cambódia.