Nesta segunda-feira a astronauta sul-coreana, Yi So-yeon, foi recebida no aeroporto de Incheon, em Seul, com flores e muitas comemorações.

Em sua entrevista coletiva a 49ª mulher a viajar na órbita da Terra se disse muito feliz com o apoio que recebeu e agora deve se dedicar a divulgar e desenvolver o programa espacial do país. "O mais importante que aprendi, enquanto recebia treinamento e exercia minha missão na ISS, foi o fato de que um país nunca pode ser uma potência espacial sem interesse e apoio por parte de muita gente", disse a cosmonauta.

Com um investimento de mais de U$ 20 milhões Yi permaneceu no espaço dez dias e realizou 18 experimentos científicos e agora será a embaixadora da ciência e tecnologia. Apesar do aspecto saudável ela confessou que sofre de algumas doenças, devido ao impacto da aterrissagem no último dia 19.

Seu próximo compromisso será uma reunião com o presidente do país Lee Myung-bak nesta quarta-feira. Ela ainda se reunirá com o ministro da Educação e Ciência e Tecnologia, Kim Do-yeon, para falar sobre a viagem.

Em sua agenda apertada ainda se encontrará com as crianças nas cidades de Daejon e, em Gwangju, antes de viajar à Rússia no dia 20. E, como não poderia deixar de acontecer, Yi irá para Nova York para uma reunião com o secretário-geral da ONU, o também sul-coreano Ba Ki-moon.