É uma notícia até curiosa. A pequena cidade de Batu, localizada na ilha de Java, Indonésia, decidiu colocar "cadeados de castidade" nas roupas íntimas de suas massagistas. O motivo é óbvio: acabar com a prostituição nas casas de massagem.

Mas, é claro, a decisão é polêmica e há controvérsias dentro do próprio governo. A Ministra dos Direitos da Mulher, Meutia Ferdia Hatta Swasono, já declarou: "Essa não é a maneira correta de prevenir a prostituição. E representa um insulto às mulheres, como se elas fossem culpadas".

Meutia ainda sugeriu que a melhor maneira de diminuir a prostituição em casas de massagem sérias é de melhorar os sistemas de segurança.

Porém as autoridades do Turismo do país parecem simpatizar com a idéia e já estão avaliando a possibilidade como forma de melhorar a reputação das casas que, assim como em outros países asiáticos, são vistas como "fachadas" para casas de prostituição.

Acredito que seja uma medida válida em curto prazo mas tem de vir com uma série de outras medidas ou se transformará em mais uma barreira a ser transposta por pessoas com outras intenções.