O fenômeno "La Niña" é o esfriamento da temperatura da superfície do Oceano Pacífico nas zonas próximas à Linha do Equador. Isso provoca uma redução nas precipitações nesta área, onde fica o sudeste asiático.

E o problema é que o fenômeno piora os efeitos já drmáticos causados pela estação seca na região. Com isso os incêndios que acontecem nessa época deverão ficar ainda pior neste ano já que o "La Niña" deve reduzir a quatidade de chuvas.

Por isso na semana passada os ministros do Meio Ambiente de Brunei, Indonésia, Malásia, Cingapura e Tailândia se reuniram na ilha de Bornéu para buscar uma estratégia comum de luta contra o problema.

Além de destruir milhares de hectares, causando grandes perdas, também gera grande quantidade de fumaça tóxica que afeta a saúde dos moradores da região.

E esse fenômeno também fez com que a Indonésia entrasse em 2007 no Livro Guiness dos Recordes como o país onde mais rapidamente se destroem florestas. Isso está conectado com um post feito na semana passado, não?