Nossos amigos do Blog específico sobre o Timor Leste, junto com o projeto "Postas do Oriente" já estão falando sobre isso. Mas vou dar minha pequena contribuição sobre o assunto.

A novidade é que Eurico Guterres, ex-chefe da milícia Aitarak irá se encontrar com o primeiro-ministro Xanana Gusmão no próximo dia 28 em Dili.

Essa mílicia paramilitar Aitarak foi organizada pelo Exército indonésio durante sua ocupação no Timor Leste com o objetivo de fazer que a população "apoiasse" a anexação timorense à Indonésia. Houve um plebiscito em 30 de agosto de 1999 organizado pela ONU e o resto nós sabemos.

E esse Guterres era acusado pelo assassinato de 12 pessoas naquele ano no Timor Leste. Foi o último de um grupo de 18 acusados a ser julgado, e foi absolvido. No país há agora a chamada "Comissão da Verdade e Amizade" que está encarregada de investigar a onda de violência que ocorreu naquele ano na ex-colônia portuguesa.

Então Guterres irá se reunir com seu antigo inimigo, Xanana Gusmão, para discutirem uma reconciliação entre os timorenses e os indonésios.

O interessante dessas ações de 1999, anteriores e posteriores ao plebiscito é que, segundo as Nações Unidas, pelo menos mil pessoas morreram e esse Guterres é absolvido. O Timor Leste declarou sua independência somente em maio de 2002 e esses esforços para buscar a paz na ilha são mais que válidos, são necessários. Mas será que escolheram o melhor porta-voz para esse diálogo necessário?