Aqui no Brasil passamos por tremores de terra e ciclones tropicais. Na Ásia ondas enormes atingiram a Coréia do Sul e um ciclone chegou em Mianmar.

No caso sul-coreano pelo menos oito pessoas morreram depois que uma série de ondas gigantes se chocarem contra um porto neste domingo. As ondas foram causadas por tempestades e fortes ventos de cerca de 185 km atingindo o porto de Boryeong Namdo no Mar Amarelo. Outras 12 pessoas ainda foram resgatadas do mar.

Já em Mianmar a passagem do ciclone Nagris matou ao menos 243 pessoas causando prejuízos enormes. A região de Irrawaddy, no litoral do país, foi a mais atingida pelas tempestades mas o Governo já declarou estado de emergência em toda região sul inclusive em Yangun, a antiga capital.

Com ventos que atingiram 190 a 240 km/h muitas cidades estão sem eletricidade, com o fornecimento de água prejudicado, linhas telefônicas cortadas, estradas bloqueadas e com os preços dos alimentos cada vez mais caros.

E logo amanhã as Nações Unidas irão mandar os chefes de suas agências humanitárias terão para uma reunião com a Cruz Vermelha Internacional em Yangun para examinar a situação no país e assim preparar um plano de ajuda.

A natureza está brava, e com razão.

As fotos abaixo são de Mianmar, feitas pela AFP.