A colônia coreana no Brasil não é tão conhecida nem tão numerosa quanto a japonesa e chinesa. Mas há 50 mil deles morando no país sendo que a maioria concentrada no Bom Retiro, em São Paulo. Enquanto comemora-se 100 anos da imigração japonesa a imigração coreana está completando 45 anos.

E, com o objetivo de desmistificar os dois lados que a escritora Yoo Na Kim fez o livro entitulado A Jovem Coréia (176 páginas, SSUA Editora, www.ssuaeditora.com.br, R$ 80). Yoo Na veio da Coréia do Sul com 6 anos e cresceu em São Paulo, trabalhando na loja dos pais no Bom Retiro.

Ela diz que a idéia do livro nasceu quando recebeu uma equipe de TV coreana que não queria sair do hotel devido à violência que ouvia falar no Brasil. O livro, um dos poucos documentos da colônia, reúne testemunhos da primeira geração de imigrantes, mostra também a colônia nos dias atuais e faz até um roteiro gastronômico para conhecer pratos típicos que, diga-se de passagem, são deliciosos.

Para quem é descendente, quer somente conhecer mais sobre a cultura coreana ou já conhece, vale a pena se aprofundar mais.

Comments (1)

On 17 de novembro de 2009 às 10:11 , MAZZANI disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.