O Democrata Barack Obama divulgou uma carta nessa semana pedindo que o atual Presidente do país, George W. Bush, não submeta a votação no Congresso dos Tratados de Livre-Comércio (TLC) com Coréia do Sul, Colômbia e Panamá. Bush quer finalizar essas TLC's antes do final de seu mandato.

Segundo a carta Obama declarou: "Como muitos outros membros do Congresso, me oponho ao TLC com a Coréia, o qual acho é muito deficiente. Em particular, os termos do acordo se afastam demais do objetivo de garantir o acesso efetivo ao mercado para as exportações americanas de bens manufaturados e de muitos produtos agrícolas. A aprovação deste acordo como está negociado daria às exportações coreanas acesso sem restrições ao mercado americano e eliminaria nossa melhor oportunidade para obter real acesso recíproco a uma das maiores economias do mundo".

Sua rival pela candidatura pelos Democratas, Hillary Clinton, também já declarou sua oposição ao TLC com a Coréia do Sul, que entre os 3 países citados é que tem a economia mais forte.