"Azar de uns, sorte de outros". Sempre penso nisso quando estou parado na marginal ou qualquer trânsito em São Paulo e aparece um ambulante vendendo água. Mas o que está acontecendo na China já é muita sacanagem.

No último domingo, dia 25, vinte pessoas foram presas em Dujiangyan, uma das regiões mais afetadas pelo terromoto do dia 12, por roubo nos acampamentos montados para abrigar os milhões de desalojados. Mais três pessoas foram detidas por posse ilegal de arma e drogas. Parece incrível que alguém queira se aproveitar dessa situação, mas o governo chinês prometeu penas pesasdas pelos crimes nessas áreas assim como de eventuais ilegalidades relacionadas com a distribuição de donativos para as vítimas.

E a famosa lei que proíbe casais de ter mais de um filho abrirá exceção para os pais que perderam, ou mesmo tiveram o único filho ferido no terrível terremoto. Calcula-se que cerca de 5 mil crianças perderam seus pais por isso também será permitido que as famílias adotem quantos órfãos quiserem na região do desastre. Realmente interessante.