Nesta segunda-feira a província de Sichuan (onde a comida é muito picante, sabem?) foi castigada por um terremoto de 7,8 graus. Até o momento mais de 100 pessoas foram mortas, mas a estimativa é que o número de vítimas seja entre 5 e 10 mil pessoas.

A cidade mais atingida foi a de Beichuan, que com cerca de 160 mil habitantes teve 80% de seus prédios afetados. Em Wenchuan as linhas telefônicas foram cortadas e em Wuhan (capital da província de Hubei com 4.6 milhões de habitantes) os prédios chegaram a balançar de maneira visível para quem estava de fora e ao menos um caiu.

Houve evacuação nessas grandes cidades e isso ajudou para que o número de vítimas seja menor. E, segundo a USGS, agência sismológica dos Estados Unidos, houve outro impacto, de magnitude 6 e, depois de uma hora outro de 5,4. Os prédios mais altos do país como a torre Jinmao em Shanghai foram esvaziados. Na verdade o impacto foi tão grande que foi sentido até em Bangcoc a cerca 3,3 mil km de distância.

O premiê Wen Jiabao já foi para Chengdu e classificou o caso como um "desastre" e pediu que os governos locais e provinciais coordenem as tarefas de resgate.

As fotos abaixo são da AP e do Terra Brasil.