O ano de 2008 foi muito difícil para a China e para o Partido Comunista do país. Apesar dos desastres naturais, dos protestos pró-Tibete e afins, as Olimpíadas de Beijing conseguiu um belo êxito sendo colocada entre as maiores da história.

Já este ano marca uma data "interessante" que muitos ativistas farão questão de lembrar e protestar: o 20º aniversário da manifestação estudantil na Praça da Paz. E, claro o PCC (Partido Comunista Chinês) não quer perder o controle de nada.

Nessa "esteira" entra uma campanha iniciada há pouco tempo na China Continental para censurar o conteúdo digital com "material inadequado", leia-se pornografia.

Até agora foram fechados mais de 1.250 sites, 3 milhões de itens de informação apagados e 40 pessoas presas. Os maiores sites de busca no país, Baidu e Google, foram censurados publicamente pelo Governo Chinês por demorarem a apagar esse tipo de material.

Anote aí no seu calendário: entre 15 de abril e 4 de junho será comemorado o "aniversário" dos protestos.

um PS: a Praça da Paz Celestial é muito bonita e tem como atrações, entre outras coisas, o Museu da Revolução e o Maosoléu de Mao ZeDong (sim, seu corpo está lá). Se você ainda não foi pra lá faça um tour virtual visitando o link: http://www.thebeijingguide.com/tiananmen_square/index.html