No final do ano passado o Japão retomou sua caçada às baleias sob protestos de ativistas do mundo inteiro e de diversos países. Essa caça é, ao menos em teoria, para fins científicos. Eu e você não nascemos exatamente ontem então podemos jogar limpo: a caça é para fins comerciais. Afinal, desde 1986 há uma proibição de caça às baleias e adivinhe quantas o Japão já matou para esses tais "fins científicos"? Eu respondo: 11.000.

E agora o Governo japonês está conversando com a Comissão Baleeira Internacional (CBI) para fazerem um acordo afim do país retomar a caça comercial das baleias. Para isso seria permitido que o Japão cace na sua costa mas reduzisse a "caça científica" no Santuário do Oceano do Sul, (o Antártico). Ou seja, iriam tirar de um lugar e transferir para outro. Pura hipocrisia.

Nada está acertado ainda mas a Sociedade Mundial de Proteção Animal (
WSPA) já atacou o mero ato de uma conversa nesse sentido. "E é impressionante que a CBI considere tais negociações e, aparentemente com o apoio dos Estados Unidos, ofereça baleias de bandeja para o Japão", disse Claire Bass, Gerente do Programa de Mamíferos Marinhos da WSPA.

Alías, sabe como é feito a tal caça? Para matar as baleias é lançado arpões explosivos que só realmente matam depois de 1 hora. Essa última hora de vida das baleias não deve ser nada agradável.

Comments (3)

On 21 de fevereiro de 2009 às 17:52 , Anônimo disse...

Como diz o velho ditado "pimenta no olho dos outros nao arde". O governo Japonês agora estrapola para "arpao no corpo dos outros nao doi".
Uma vergonha para um povo com tamanho nivel cultural.

 
On 21 de fevereiro de 2009 às 18:34 , Luiz Barretto disse...

olá Francesco,
Acredito muito na bagagem cultural mas também acredito na mudança. Não se pode justificar a procura por meninas virgens para satisfazer homens mais velhos por estes acreditarem que "desvirginar" uma garota os faz mais jovem.
Nesse caso do Japão com as baleias também não acredito que se pode justificar tal caça devido à um costume, tradição ou algo assim.
Isso poderia muito bem parar sem maiores problemas.

 
On 2 de março de 2009 às 12:04 , Anônimo disse...

Prezado Luiz,

sou responsável pelo controle de mídia da WSPA Brasil - World Society for the Protection of Animals - e gostaria de saber se você teria como nos fornecer a média de visitantes do blog por dia ou por mês. Essa informação seria incluída no controle que fazemos através do clipping para saber em que mídias foram publicadas matérias sobre a WSPA.


Agradeço desde já a sua atenção.


Atenciosamente.

Gisele Ramado / Comunicação
WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal
E-mail: giseleramado@wspabr.org

www.wspabrasil.org