Na atual crise financeira aposta-se muito na Ásia, principalmente China, para que a economia se recupere o mais rápido possível. Na Ásia os países começam a se mexer para evitar um impacto maior do já previsto.

Um acordo interessante e inteligente que achei será feito na cidade de SuiFenHe, na China, onde os chineses, junto com os russos e sul-coreanos, irão construir um terminal de cargas de 200 mil metros quadrados.

O objetivo é implícito: diminuir custos na importação e exportação para o nordeste da China. Hoje o trajeto praquela região passa por Dalian (na China) e percorre 1,7 mil quilômetros. Com o projeto pronto as cargas irão passar por Nakhodka (Rússia) e Busan (Coréia do Sul) fazendo um trajeto de 260 quilômetros. Quanta diferença!

Deixo a palavra com Roh Gi-Tae, Presidente do Porto de Busan: "Este projeto será um novo e importante capítulo na história do comércio e da logística no nordeste asiático porque, não apenas ajudará a aumentar o volume de comércio, mas também vai contribuir para que haja mais cooperação entre os países de nosso bloco econômico".

Disso tudo penso que algumas soluções, não só para crise, passam por "detalhes" como esse. E aproveito para lembrar que os portos estão na Ásia: Cingapura e Shanghai. Enquanto isso no Brasil caminhões pegam trânsito para chegar até o maior aeroporto do país, em Santos. O que nossas autoridades estão fazendo pela logística do país? (Não é uma pergunta retórica).