A Coréia do Sul é um dos países que mais sentem essa crise que o mundo está passando, estava lendo aqui algumas ações que seu governo está tomando para aliviar seus impactos.

A primeira ação que muitos países estão adotando conforme o tamanho do impacto e suas possibilidades é injetar dinheiro na economia. Nesta terça-feira o governo lançou um pacote de US$ 20,7 bilhões (3% do PIB do país), que, vale ressaltar, ainda deve passar pela aprovação da Assembléia Nacional. Com isso espera-se criar 550 mil novos postos de trabalho ao longo do ano.

Outra ação é de aumentar o fluxo de seu comércio exterior e, para tanto, está em fase final uma TLC com a UE. Essa negociação, é verdade, não é nova, está acontecendo desde 2007, mas, apesar do protecionismo, deve ser finalizada em abril. Como toda TLC aborda tarifas de diversos produtos e visa uma redução preferencial das mesmas.

Mas os sul-coreanos, japoneses, europeus e americanos devem sim estar com inveja do Brasil e de nosso governo que, até agora, não lançou pacote de estímulo algum e tão pouco fecha algum acordo binacional. Afinal, como Lula nos disse, aqui, a maior crise dos últimos 80 anos, é só uma "marolinha".