Obviamente que não é somente a China que condena o mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente sudanês Omar al-Bashir. Rússia, a União Africana e a Liga Árabe também não gostaram da idéia.

Como resposta à TPI o Sudão expulsou 13 organizações não-governamentais do país. Nesse final de semana o Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu para lançar uma declaração de condenação desses anos e, como previsto, foi bloqueado, principalmente por Beijing.

A justificativa para barrar a condenação foi de que era necessário também exprimir "preocupação" pelo mandado de prisão de Omar al-Bashir. Obviamente que nenhum outro membro concordou porque seria uma simples contradição, ou seja, o assunto ficou travado aí.

E isso é só o começo dessa história pois a Liga Africana e a Liga Árabe irá formar uma comissão para ir até Nova Iorque e pedir que as Nações Unidas suspenda as acusações contra al-Bashir. Apesar do Conselho de Segurança ter o poder de suspender a decisão do TPI tal ação dificilmente acontecerá pelos países ocidentais que apoiam o mandado.