A foto ao lado mostra do ex-secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh). Ele morreu há 20 anos, 2 anos depois de ser destituído de seu cargo.

Não se fala nele mas ele ainda vive no cenário político chinês. Entre seu legado mais presente está o presidente Hu Jintao que, na época, ele promoveu a chefe da Liga da Juventude Comunista.

O Sr. Hu Yaobang não figura nos livros de heróis chineses do século 20, mas tinha idéias diferentes das defendidas pelo governo atual. Talvez por isso mesmo. Propunha, por exemplo, um estatuto de autonomia para o Tibete e reabilitou diversas vítimas da "Revolução Cultural".

Hoje ninguém sabe o que fazer com sua imagem e seu legado. Apenas o ignoram. E sabe porque?

Em 1987 Hu foi destituído de seu cargo por ter sido muito "tolerante" com alguns pequenos protestos estudantis no final de 1986. Ele morreu de um enfarto fulminante em 15 de abril de 89. Dois dias depois a 1ª manifestação reuniu 700 pessoas.

No dia seguinte mais 1.500 foram às ruas não pedir democracia, mas pedir a "reabilitação política" de Hu que agora era atacado publicamente pelo governo.

No dia 21 de abril, um dia antes de seu funeral, cerca de 20 universidades entraram em greve e 200.000 pessoas foram para a Praça da Paz exigir diálogo com o Governo.

Protestos continuaram e todos sabemos os resultados até que, em 4 de junho, o exército invadiu a cidade de Beijing.
A estimativa de mortos durante esse período varia muito, entre 400 até 2.600.

Aquela foto do "rebelde desconhecido" que encara um tanque de guerra sozinho foi tirada no dia 4 de junho e, apesar de desconhecido até hoje, foi eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do século XX. Com certeza tem muito em comum com Hu Yaobang.

Esse será um período de extrema "delicadeza" para o Governo Chinês e muitos protestos podem aparecer. Porém, nos últimos anos o país passou por um grande crescimento e eu duvido que a grande massa queira aderir à protestos. Enfim, há outros diversos motivos também, é claro.

E, por enquanto e provavelmente por um bom tempo, figuras como Hu Yaobang permanecerão excluídas e a história continuará sendo perpetuada através de versões interessantes aos vencedores. Mas essa matéria é apenas para refletirmos, a real história irá absolver o Sr. Hu?