Quando surgiu no São Paulo Futebol Clube Denílson foi apontado como uma grande revelação no Brasil e, na época, negociado com o Betis da Espanha por US$ 32 milhões foi a negociação mais cara do futebol brasileiro até então.

Fez parte da "família Scolari" e pentacampeão em 2002 mas, sejamos sinceros, sempre foi reserva e entrava em campo para dar aqueles shows dele. Ano passado estava no Palmeiras e, na minha opnião, não foi mal e merecia ter ficado. Quis o destino que fosse se juntar ao deputado e jogador Túlio Maravilha no Itumbiara de Goiás e agora saiu.

Recebeu agora uma proposta do futebol vietnamita para defender o time Hai Phong Cement, que está em 7º lugar no campeonato do país. Aceitou e começou a treinar já nesta segunda-feira. Na sua chegada foi sincero: "Não conheço nada do futebol vietnamita. Mas chego com paixão".

Denílson então torna-se o grande destaque do futebol vietnamita que tem na sua seleção o goleiro brasileiro (naturalizado, obviamente) Fábio dos Santos. Em um futebol que se tornou profissional somente no ano 2000 viu, entre 2004 e 2007, ao menos 83 jogadores brasileiros se mudarem para lá e se tornou um dos principais destinos desse "produto de exportação" de nosso país.
Para você que está curioso, aqui se pode acompanhar os resultados da V-League em português, e também visitar o site oficial do campeonato.

Para saber mais sobre os brasileiros no futebol de lá, tem uma série de entrevistas do site Trivela.com, por exemplo, com o artilheiro da liga, o atacante brasileiro Jesuel Trindade.