Nesta quarta-feira o ex-presidente da estatal chinês de óleo, Sinopec, Chen Tonghai, de 61 anos, foi condenado a morte. Vai esperar ainda dois anos até lá e, se tiver bom comportamento, essa pena será mudada para prisão perpétua. Dentre essas duas opções, qual você escolheria?

O motivo? Aceitou singelos R$ 8,2 milhões de suborno.

A corrupção ainda é confundida na China com o afamado "guanxi", que deveria ser somente ter um bom relacionamento com alguém. Mas parece que o governo está trabalhando bastante para punir os corruptos, pelo menos os de alto escalão. Vamos ver um breve histórico:

- Yu Weiping, vice-presidente da Yunnan Copper (3ª maior produtora de cobre da China), foi condenado a morte em dezembro de 2008 por aceitar suborno de R% 3 milhões;
- Chen Liangyu, líder do Partido Comunista e Shanghai e um dos membros do afamado e importante Politiburo do PC, foi condenado a 18 anos de prisão em 2006 por aceitar suborno e abusar do poder.

Será uma mudança real no país ou somente um show para acobertar a corrupção mais pesada? Há um tempo atrás lembro de ter lido em alguma revista que 14% do PIB chinês é destinado a corrupção. Será que é verdade?

Comments (1)

On 17 de julho de 2009 às 17:06 , Tami disse...

Se é apenas um show para a população eu não sei. Mas pelo menos já é algo.

Só sei que se fosse aqui no Brasil num ia sobrar um político pra contar historia XD