O grande circo armado para o julgamento de Aung San Suu Kyi em Mianmar está em curso e demorando muito mais tempo que o previsto.

Primeiro é necessário lembrar que Aung está sendo julgada por violar os termos de sua prisão domiciliar. O que aconteceu é que um cidadão americano conseguiu chegar até sua casa pulando no lago que circunda seu "lar, doce lar".

Enfim, é aquela história que conhecemos, depois de ganhar as eleições em 1988 e não ser permitida assumir o cargo para o qual foi eleita Aung passou 14 dos últimos 20 anos presa.

Caso ela seja julgada culpada por essa violação Aung pode pegar mais 5 anos de prisão e assim não poderá concorrer as eleições que, é prometido, acontecer ano que vem no país.

O resultado do julgamento deveria sair hoje, sexta-feira, mas alegando ter de analisar diversos artigos da constituição de 1974, que foi mudada ano passado, o juiz adiou o resultado para 11 de agosto.

Veremos o que irá acontecer. Mas, vale lembrar que esse circo, ou julgamento, está sendo acompanhado por 15 diplomatas asiáticos e ocidentais. Então será que há alguma chance dessa história mudar ou a ditadura militar de Mianmar vai continuar a rir da ONU e da ASEAN?