Todos aqui sabem que Thaksin Shinawatra (ทักษิณ ชินวัตร) é acusado de corrupção em seu país. Diversos atos teriam ocorrido durante seu exercício político entre 2001 e 2006, alías, ele foi o 1º primeiro-ministro da Tailândia a realmente completar um termo no poder. Depois disso nós sabemos o que vem acontecendo por lá...

No começo do mês de novembro ele foi então condenado a 2 anos de prisão por esses crimes. O que fez ele? Fugiu!

E foi encontrar abrigo aonde? Em Camboja, com quem a Tailândia tem longa fronteira. Mas como? O governo cambodjano o nomeu "Consultor Econômico" pessoal do primeiro-ministro, Hun Sen. Provocação? Possivelmente.

Mas o Camboja também não quer extraditar Thaksin alegando que a condenação tem cunho político. E qual o interesse do Camboja nisso, você pergunta?

Uma raiva ainda acumulada pela Tailândia ter ocupado suas terras durante a 2ª Guerra Mundial? Pode ser. Mas há provavelmente muito mais por trás disso tudo do que podemos ver, e, por trás disso tudo deve haver dinheiro, grana, bufunfa... 

Bom, até agora os fatos são que os embaixadores dos dois países foram expulsos e que, me surpreende, Thaksin Shinawatra mudou de nome!

Segundo informação do Vice-Ministro de Relações Internacionais da Tailândia, Panich Vikitsreth, alguns países da África, como Uganda, da América do Norte (Nicaragua), mais Dubai e, claro, Camboja, cederam a Shinawatra um novo passaporte (já que seu passaporte diplomático tailândes foi revogado), onde seu nome foi mudado para: Takki Shinegra!

Isso obviamente pode dificultar quando a Tailândia pedir a extradição de Shinawatra já que, para os países que ele visitar, ele não usará esse nome. Uma atitude muito madura, não?