Vamos começar com o fato que essas listas não são lá muito confiáveis mas, de alguma maneira, podem até dar uma idéia da qualidade do que está sendo lista.

A famosa revista americana The New Yorker fez uma lista dos melhores filmes da última década e três asiáticos estão nela. E os três são chineses!

São eles:
- 3º lugar: O Mundo, de Jia Zhang Ke
- 7º lugar: A Chinese Memoir, de Wang Bing
- 10º lugar: The Other Half, Ying Liang

Legal ter filmes asiáticos nessa lista, certo? Mas você não conseg
iria citar ao menos uns 10 filmes asiáticos melhor que esses?

Não quero ser estraga prazeres nem nada assim. Mas acabo de ler, por exemplo, que o filme 2012 faturou US$ 30 milhões em 10 dias na China. Isso não é nada comum por diversos motivos desde a pirataria, até o fato de que Hollywood nunca retratou os chineses de maneira "boazinha" (com exeções, é claro). Coincidência?

Talvez, porém em 2012 os chineses são retratados como os "salvadores da humanidade" e, claro, esse filme não foi censurado por lá.

Que a indústria de cinema norte-americana nunca foi 'boazinha' com a China é realmente fato e há filmes como Justiça Vermelha que comprovam isso, mas daí a colocar produções como as citadas acima entre as melhores da década é querer demais mesmo.

Com a ascensão inevitável da China no cenário mundial veremos mais situações como essa. Bom pra Beijing e pra quem lucra com isso tudo.