A idéia de construir um túnel ligando a cidade de Busan, na Coréia do Sul, a ilha japonesa de Kyushu foi levantada há algum tempo quando o Japão dominava a península coreana. Em 2003 o então presidente sul-coreano Roh Moo-hyun "ressucitou" a idéia e desde então ela vem sendo desenvolvida, principalmente no setor privado.

Atualmente cerca de 20.000 pessoas viajam entre os dois países diariamente e o comércio bilateral beira os US$ 100 bilhões. O túnel então viria para aumentar ainda mais essa integração, barateando desde o custo de transporte, até aumentando o turismo.

Para percorrer os 200 km entre os dois países um carro demoraria cerca de 50 minutos e está cabendo ao Korea Japan Tunnel Project Association em Busan e a Japan-Korea Tunnel Research Institute pesquisar e tentar viabilizar o ambicioso projeto.

Há diversas críticas ao túnel, inclusive que somente o Japão lucraria com o projeto já que, finalmente, se conectaria com o continente. Mas especialistas são unânimes ao dizer que a maior barreira a ser quebrada não pode ser medida: é a psicológica.

Não há dúvidas de um remanescente sentimento anti-japonês na Coréia do Sul e isso gera um entrave muito grande. Mas uma pesquisa feita em Busan apontou que 60% dos entrevistados acham que o túnel seria benéfico para a economia local, o que demonstra que essas diferenças podem ser superadas apesar da dificuldade.

Promovendo uma maior integração na Ásia Oriental é muito provável que acelere um entendimento entre os dois países e, quem sabe, contribua para resolver a grande preocupação da região: o isolamento da Coréia do Norte.