Com o passar dos anos e o aumento da economia asiática mais estrangeiros se interessam pelo continente e todo seu pontencial. É claro que isso também é verdade no ramo de entretenimento.

Um dos países "pioneiros" em receber grandes nomes do entretenimento e das artes na Ásia é o Japão, especialmente depois da II Guerra Mundial e a "ocidentalização" do país.

Bastaria dizer que a maior banda pop da história, The Beatles, estiveram por lá em 1966 e foram seguidos por outros grandes nomes como Bob Dylan, Marvin Gaye, Guns'n'Roses, Michael Jackson e tantos outros.

Hoje o país é quase um ponto de parada obrigatório para artistas de renome internacional e isso acabou ajudando também outros países como Indonésia, China, Índia e outros a receberem essas atrações.

George Harrison & Eric Clapton: Days of Speed, ao vivo na Arena Yokohama, 1991
Mas vamos falar desse disco lançado recentemente por iniciativa do próprio Eric Clapton.

Depois de algum tempo afastado dos palcos o ex-Beatle George Harrison decide voltar a fazer turnês. Há pouquíssimo tempo George havia gravado alguns discos com o The Travelling Willburys mas chamou seu amigo Clapton para ir fazer essa turnê com ele.

Eric Clapton sugeriu incluir o Japão no mapa. E porque não?

O resultado é esse grande disco que conta com sucessos de George e do próprio Eric. Democrático.

A Arena Yokohama
Assim como a famosa sua mais famosa "irmã" Nippon Budokan a Yokohama (横浜アリーナ) nasceu originalmente para abrigar eventos esportivos.

Baseada na nova-iorquina Madison Square Garden a Yokohama foi inaugurada em 1989 e tem a capacidade de abrigar 17.000 pessoas. Por lá já passaram grandes nomes da música internacional como Rolling Stones, AC/DC, Celine Dion e até Lady Gaga.

Claro, artisitas japoneses também tocam com frequência por lá, como: Asian Kung-Fu Generation, Koda Kumi, AAA, Dir en Grey e tantos outros.

Aos poucos vou postando outros álbuns contanto aventuras de artistas estrangeiros em terras asiáticas. Espero que gostem.

O
George Harrison & Eric Clapton: Days of Speed está dividido em 2 partes, para baixar a 1ª parte é só clicar aqui, e a 2ª aqui.