A Indonésia é a maior nação muçulmana de todo o mundo, com cerca de 180 milhões de adeptos, o que representa 88% da população. Alías vale notar que o islamismo é a segunda religião mais popular do mundo com 1,4 bilhões de muçulmanos, portanto a Indonésia representa 1/7 deles.

Portanto, com o processo de globalização é natural que o ocidente venha a influenciar o oriente e vice-versa. E, uma das grandes modas em muitos países ocidentais são os chamados “reality shows”, como “Big Brother” e “American Idol”. Há pouco tempo atrás falamos aqui sobre super-heróis muçulmanos e agora vemos na Indonésia um “reality show” muçulmano.

Se trata de uma competição entre crianças de até 10 anos que irá eleger a melhor pregadora islâmica. O programa chamado de “Child Preachers” (algo como “Crianças Pregadoras”) segue a mesma estrutura que muitos programas ocidentais, ficam elas isoladas treinando seus sermões com uma equipe de guias e conselheiros. Tudo é muito bem cuidado, desde as roupas, maquiagens até o conteúdo dos sermões.

Um grupo de adolescentes, devidamente vestidas de acordo com o código islâmico, afirmou que o “Child Preachers” é bem melhor que um programa ocidental: “Este é muito melhor, pois está ensinando o respeito à religião islâmica. O Ídolo indonésio é só para se divertir, falar dos prazeres mundanos, mas este fala sobre o mundo e além”.

Programas com conteúdo religioso vêm fazendo bastante sucesso no país atualmente já que, até 10 anos atrás, antes da ditadura de Suharto cair, programas com esse tipo de conteúdo era restrito, pois expressões excessivas de religiosidade eram consideradas perigosas. E esse movimento também faz parte de uma tendência no país, onde os muçulmanos querem consumir produtos modernos que, muitas vezes tem origem no ocidente, mas com um toque de islâmico.