O dia 3 de julho marca o começo do grande conflito militar da guerra fria, a chamada guerra "esquecida" e que separou um país com mais de 3.000 anos de história em dois.

Depois de terem cooperado na segunda guerra mundial os EUA e a União Soviética, também fundadores da ONU em 1945, incentivaram esse conflito ideológico como puderam, participando efeitivamente numa guerra que ainda não teve fim pois nenhum acordo de paz foi ainda assinado.

Três anos depois de seu começo a Guerra da Coréia "acabou" com 3,5 milhões de mortos e separados ideologicamente, assim como no Vietnã, mas, ao contrário deste, os coreanos não conseguiram resolver seus conflitos para uma reunificação até hoje.

Também acho interessante notar que a ONU também foi "usada" para entrar legitimar essa guerra e somente o estado afetado, a Coréia, não fazia parte desse organismo internacional e os outros participantes, EUA, União Soviética e a China (já República Popular), eram membros que, segunda carta das Nações Unidas assinadas por eles por espontânea vontade, se comprometiam a achar soluções pacíficas para eventuais conflitos.

Comments (1)

On 9 de fevereiro de 2012 às 22:06 , Lista Telefonica disse...

Conheça a melhor Lista Telefônica do Litoral. Acesse www.SUALISTA.com.br e saiba mais!