Já sei, não sabe o que é a Bimstec? Então, primeiro vamos para as explicações. A BIMST-EC nada mais é que um "pequeno" bloco econômico integrado pelos seguintes países: Bangladesh, Índia, Sri Lanka, Tailândia e Mianmar. Parece pouco mas esse bloco mexe com 1.3 bilhões de pessoas, ou seja, 21% da população mundial.

Em um encontro que durou 3 dias feito em Dhaka, Bangladesh, novos consensos foram acordados e que prometem melhorar o ambiente de negócios entre os países membros. Um dos passos dados foi a redução de produtos negativos de 15% de uma lista com 5,226 tarifas.

Outro ponto de consenso foi que os países menos desenvolvidos (chamados de LDCs em inglês) irão tentar adicionar 30% a mais de valor agregado em seus produtos, enquanto que os mais desenvolvidos trabalharão com 35%. As 40 delegações representantes dos países membros também decidiram que as ligações terrestres entre eles, especialmente aqueles que não tem acesso ao mar, serão tratados entre cada um dos países, além de outros assuntos tarifários.

Manel da Silva, diretora do Comitê de Negociação e também diretor geral do Departamento Comercial do Sri-Lanka, disse que o próximo encontro deve acontecer em Nova Déli entre os dias 12 e 15 de novembro para finalizar os pontos dessa reunião. Ela afirmou: "O Encontro de Dhaka foi muito construtivo, nós estamos otimistas para assinar um acordo de livre-comércio no próximo encontro da Bimstec".

Sobre esse tratado de livre-comércio: um estudo de 2004 mostra um potencial de US$ 43-59 bilhões caso isso seja efetivado. Para saber mais sobre a Bimstec é só acessar o site: http://www.bimstec.org/ em inglês.