Já foram postadas diversas notícias sobre as Coréias neste blog mas nenhuma até agora foi tão surpreendente. Neste tímido e cada vez mais constante processo de reaproximação dos países esta semana foi dado mais passo.

A Corporação de Terra Coreana fez um plano de desenvolvimento para que seja estabelecido diversas zonas econômicas, industriais e de turismo especiais na Coréia do Norte. Ele identifica 6 cidades que poderão ser as primeiras designadas como "zonas econômicas especiais" quando o país do norte se abrir, são elas: Nampo, Haeju, Hamheung, Wonsan, Shinuiju, Najin e Sunbong. Vale lembrar que a cidade Kaesong já funciona dentro desse acordo e várias empresas sul-coreanas já se estabeleceram por lá.

Falando mais a fundo sobre esse plano. As propostas são que a cidade portuária de Nampo se torne mais internacional, com um parque industrial e princiaplmente que seja uma ponto de logísitica e comércio com o Mar Amarelo. Em Haeju a proposta é que tenha um parque industrial para indústrias leves, de eletrônicos e chips, enquanto que em Hamheung seria o lugar de indústria pesada e centro químico. Devido sua localidade a cidade Shinuiju pode servir como base para o comércio com as 3 cidades fronterícias chineses e a área de Najin-Sunbong seria uma zona de cooperação entre aRússia e a China. Por fim, a cidade de Wonsan se tornaria um centro de turismo. Veja a foto.

É claro, os custos seriam astronômicos já que o projeto necessitaria de grande investimento em infra-estrutura. O valor estimado seria de 10 trilhões de wons. Esse plano será usado como base de discussões que irão acontecer em um encontro de cooperação econômica no começo de outubro.