É uma reclamação já antiga que, por vezes alivia mas, de tempos em tempos, se torna mais severa. Foi divulgado na semana passada um estudo feito pela "Repórteres sem Fronteiras" que mostra: nos 20 primeiros países com menor liberdade de imprensa 7 são asiáticos. São eles: Paquistão, Sri Lanka, Laos, Vietnã, China, Mianmar e Coréia do Norte.

A RSF alega muitas razões para esses países estarem no topo da lista, a instabilidade política é a maior delas, mas guerras civis, repressão e controle na internet também fazem parte.

Em relação ao ano passado se percebe que não houve grandes mudanças. Um lado positivo é que nenhum outro país asiático entrou nesse top 20, mas outros três estão no top 50: Taiwan (32º), Japão (37º) e Coréia do Sul (39º). Entre os 169 listados os EUA ficaram com o 48º lugar e os países europeus dominaram a última metade da lista, como os de mais liberdade de imprensa.

Instabilidade Política

O Afeganistão (142º) caiu doze posições por causa das ameaças feitas pelo Talibã e seus aliados. Grupos armados atacaram muitas estações de rádio e dois jornalistas locais foram decapitados a mando de Mullah Omar, um dos líderes do Talibã. A RSF também acusa o governo de fabricar acusações para prender repórteres a esmo. Trabalhar no meio de uma guerra realmente não é nada fácil, porém o governo deliberadamente dificultar e censurar esse trabalho já são outros quinhentos.

O Paquistão foi um dos países que melhoraram em relação ao ano passado, agora está com o 152º lugar. Sua baixa posição ainda é devido à severa autoridade militar, censura nas televisões locais além de jornalistas atacados e presos sem razão. Vamos lembrar que esse estudo foi realizado e divulgado antes dos recentes problemas no país.

Já o Sri Lanka, muito devido às recentes guerras separatistas, caiu 15 posições, e esse ano ficou com o 156º lugar. A censura, um grande número de repórteres mortos e um ambiente de trabalho, vamos dizer no mínimo, intimador, contribuiu e muito para essa queda.
Já o Nepal, melhorou 22 posições, agora está em 137º mas, a violência étnica ainda coloca em perigo quem trabalha na imprensa naquele país.

Censura na Internet

Este é um problema recorrente, e aqui neste blog estamos acompanhando isso recentemente. Youtube censurado na Tailândia (135º) e na China (163º), por exemplo. Nessa categoria ainda temos a Malásia (124º), que caiu 32 posições, e o Vietnã (162º). Segundo a RSF esses países bloqueiam muitos blogs e tantos outros websites de conteúdo jornalístico.

O estudo também mostrou preocupação com Mianmar, que ficou estacionado no 164º lugar devido à crise militar, a censura e a repressão. De outro lado Cambodia melhorou sua posição, para 85º, devido às ações governamentais com relação às violações de direitos da imprensa.
A Coréia do Norte, que não havia sido listada no ano passado, aparece em 168º lugar devido à irrestrita violação de liberdade de imprensa. Com os Jogos Olímpicos em Beijing ano que vem a RSF mostrou sua preocupação em relação ao governo chinês, quando se trata de censura na internet, por exemplo, a China é a campeã, com cerca de 50 jornalistas presos por postar conteúdos online.

Sobre a internet o estudo ainda conclui: "Cada vez mais os governos percebem que a internet pode ter um papel fundamental luta pela democracia e começaram a estabelecer novos métodos para censurar. Os governos que países repressivos estão agora censurando os blogs e jornalistas que escrevem em sites da mesma maneira que o fazem na imprensa escrita".

De certa maneira esse estudo não chega a surpreender, todos esses países são países em desenvolvimento e que passam por grande turbulência seja política ou sócio-econômica. Apesar da RSF contar com muito jornalistas e especialistas asiáticos temos de tomar muito cuidado ao olhar esse tipo de assunto. Sem dúvida alguma a censura é grande e inegável, mas não podemos olhar para esse problema com olhos ‘ocidentais’. Há sempre um porque de cada sociedade estar em um determinado passo e não há como exigir de um país que recentemente se abriu, ou ainda está nesse processo, ter a mesma atitude de outros que já fazem isso há um determinado tempo.