Primeiro vamos corrigir um erro histórico e que está no título dessa matéria. Kungfu é nada mais que um termo ocidental, assim como Pequim ou até mesmo China, de uma arte marcial chinesa. O nome original é Wushu (武术) que em chinês significa literalmente arte marcial. Agora podemos prosseguir.

Desde os anos 80 a China vem lutando para fazer do wushu um esporte olímpico. Hoje, das 28 modalidades esportivas, somente o judô (japonês) e o taekwondo (coreano) não são de origem nem européia ou norte americana.

Com os grandes preparativos para Beijing 2008 a todo vapor o vice-presidente do Comitê Olímpico Chinês, Zhang Faqiang, declarou que o wushu terá seu lugar nas Olimpíadas do país. Mas não será como aconteceu com o taekwondo que nas Olimpíadas de 1988, em Seul e em Barcelona, 1992, participou como uma modalidade de demonstração (se tornando oficial ano ano 2000, em Sidney). Calma, tampouco será um esporte oficial.

O que será feito é uma competição a parte batizada de "Jogos Olímpicos Beijing 2008 - Competição de Wushu". Nada mais simples, não? Com isso o Sr. Li Jie, Presidente da Associação Chinesa de Artes Marciais, declarou que espera que essa estréia em jogos olímpicos ajude o wushu a ser oficializado no futuro.

E, como disse o Sr. Zhang, os "chineses estão preparados para essa jornada de 10,000 li (5,000 km)" (em referência a Grande Marcha liderada por Mao Zedong e Zhou Enlai). E, nada mais justo que comece no país que inventou essa arte marcial.

Comments (1)

On 2 de junho de 2008 às 12:53 , Anônimo disse...

Ao meu ver,o wushu realmente deve fazer parte dos jogos olímpicos,como praticante de wushu digo que essa fantástica arte marcial não deve ficar de lado.Espero que no futuro essa arte seja oficialmente um esporte olímpico não deixando de ser uma arte milenar.