Quem acompanha os filmes asiáticos com certeza a conhece por filmes como: "Twin Warriors" e, quem não acompanha também a conhece pelos filmes: "Tigre e o Dragão" e "007, O Amanhã Nunca Morre". Estamos falando da atriz malaia Michelle Yeoh.

Nesta quarta-feira a atriz, de (pasmem, 45 anos) recebeu a mais alta honraria da França: a medalha de Cavaleiro da Legião de Honra, criada por Napoleão Bonaparte em 1802. A entrega foi feita em um evento cheio de pompa pelo embaixador da França, Alain du Boispean, que disse que as indas e vindas da atriz para a França ajudou a fortalecer os laços de amizade entre os países. Ela declarou: "Acho que, no fundo, sou uma garota da cidade pequena de Ipoh que vem vivendo um sonho mágico".

Uma breve biografia da atriz: Ela fala três línguas Malaio, inglês e cantonês. Não, não sabe ler chinês, pede ajuda ao "pinyin" (maneira ocidental de ler os caracteres) apesar de fazer muitos filmes em mandarim. Começou no mundo artístico aos 4 anos estudando balé, morou em Londres e estudou na Royal Academy, foi Miss Malásia em 1983.

Sua estréia na frente das telas foi fazendo um comercial com ninguém menos que Jackie Chan, com quem veio a trabalhar em outros filmes. Em 2008 deve aparecer em mais três: "The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor", "The Children of Huang Shi" e "Babylon A.D.".

Parabéns para ela!