Acaba de ser lançado na Indonésia uma revista em quadrinhos chamada "The 99". A primeira vista se trata de super-heróis tipicamente norte-americanos com seus poderes supernaturais. É só impressão mesmo.

Essa revista conta com 99 personagens que encarnam os 99 atributos de Deus, segundo os Islã, e mais, eles extraem seus superpoderes de pedras preciosas abençoadas em Bagdá no século 13. Na maior nação islâmica do mundo o sucesso já começou.

O autor, Naïf Al-Mutawa, ex-psicólogo nascido no Kuwait, diz: O objetivo dos heróis é relatar sob a forma de metáforas a atualidade do mundo muçulmano" e assegura que os personagens não são religiosos: "Não há menção de orações, do profeta, nem nada similar".

Outro detalhe interessante é que muitos desses super-heróis possuem dupla cidadania para mostrar a expansão e a universalidade do islã.

O Diretor-geral do grupo Femina, Yudha Kartohadiprodjo, que possui os direitos de publicação de "The 99" na Indonésia, disse: "Não existe hoje no mercado histórias em quadrinhos baseadas nos valores islâmicos", e se mostra muito otimista com o sucesso. A revista já é vendida no Oriente Médio e estáem negociação para ser lançada nos EUA, Turquia e França.