A República da China, mais conhecida nos dias de hoje como Taiwan, foi fundada dia 10 de outubro de 1911 e, derrotada, foi transferida para a ilha de Taiwan em 7 de dezembro de 1949. Então, todo dia 10 do mês 10 se comemora o dia nacional na ilha e, este ano, o Governo fará algo especial.

Justamente amanhã, o Governo Taiuânes fará uma parada militar especial com o objetivo de mostrar a China seu avanço nessa área. Tal programa foi sugerido pelo Presidente Chen Shui-bian e será o primeiro em 16 anos.

"A exibição de equipamento militar é efeciente para que os chineses comunistas saibam que Taiwan é poderosa", disse o Ministro da Defesa Tien-yu na última semana.

O público, e o mundo, terão uma rara oportunidade de acompanhar o programa secreto de míssil feitos em Taiwan. Os Sky Bow 3, para atingir aviões, e Hsiung-feng 3, um míssil super-sônico que pode atingir um alvo em até 300km, mais que o suficiente para chegar na China, que está a uma distância de 160km, serão as estrelas da festa. Porém, a estrela maior Hsiung-feng 2E, capaz de atingir um alvo até em Shanghai, não irá aparecer pra o grande público.

Essa parada militar também deve ser usada para convencer o público que a ilha pode ir em frente com um referendo popular que irá ser votado em março do ano que vem junto com as eleições, e que propõe que se tornem um membro das Nações Unidas sob o nome de "Taiwan" e não mais de "República da China".

Apesar do grande desenvolvimento militar de Taiwan, ela ainda sobre bloqueios de armas e, em caso de uma guerra, especialistas não tem dúvida quem estaria com vantagem: a República Popular da China. Em um momento delicado para as relações Beijing-Taipei o mundo espera que não comece outra crise na ásia.