Todo a Revista Forbes divulga uma lista com as pessoas mais ricas de um determinado país, vamos falar um pouco sobre o crescimento de bilionários na China agora.

Na lista do ano passado a China tinha 'apenas' 15 bilionários na lista asiática da Forbes, esse ano já são 40! Juntos eles somam 120 milhões de dólares, 3 vezes mais que os 38 bilhões do ano passado. Especialistas atribuem isso ao 'boom' na Bolsa de Valores local, e do mercado mobiliário.

A mulher mais rica da China que, com seus 16 bilhões de dólares também a faz a mais rica da ásia, é Yang Huiyan, filha de Yeung Kwok Keung, o co-fundador da Country Garden Holdings, justamente uma empresa que mexe com o mercado imobiliário, fundada em Foshan, na província de Guangdong. Neste ano, aos exatos 20 dias de abril, a empresa também entrou na Bolsa de Valores de Hong Kong, pelo o que os especialistas disseram essa me parece ser a fórmula ideal.

Seu pai passou sua parte da Country Garden para a filha em 2005 e hoje ela trabalho como diretora-executiva.

Até então a mulher mais rica da ásia era Nina Wang, uma hong kongonesa presidenta da Chinachem Group (também do mercado imobiliário) que morreu em março deste ano de câncer deixando para trás uma fortuna de US$4.2 bilhões.

Essa lista mostrou que o sul da China, onde as começaram a acontecer há mais de duas décadas, ainda é o centro econômico do país, apesar da atenção para Beijing e Shanghai. Só a província de Guangdong tem 13 bilionários, mais que qualquer outra.

É, segundo a mesma Forbes o número de bilionários na China e na Índia quase que dobrou em 2006, tirando a atenção do Japão, a maior econômia asiática, pela primeira vez em 20 anos.

O mais curioso é que essa publicação coincide com a reunião do 17º Congresso do Partido Comunista Chinês que irá determinar quem ficará no poder pelos próximos 5 anos, e, que já aponta como um dos tópicos principais a crescente diferença entre ricos e pobres no país. Os políticos estão preocupados que essa diferença possa colocar em perigo a estabilidade social do país.

Comments (1)

On 9 de outubro de 2007 às 13:20 , Anônimo disse...

É incrível que um país ainda dito comunista tenha esses bilionários típicos do capitalismo de nossos dias.