Um estudo das Nações Unidas apontou dados alarmantes sobre a AIDS (ou SIDA) na ásia: são 4,9 milhões de soropositivos, incluindo 440 mil novos casos só em 2006.

É claro que esses números dependem de cada país, porém, a região mais afetada ainda é o sudeste asiático. As Nações Unidas falam em 300 mil mortes causadas pela doença este ano em toda ásia.

Entre 2000 e 2005 o número de soropositivos mais que duplicou no Vietnã/Vietname, por exemplo. Atualmente são 260 mil pessoas infectadas sendo que os novos casos foram causados principalmente por drogas injetáveis e relações sexuais não protegidas.

Já na Indonésia, em províncias como da Papuásia, o estudo aponta que 3% da população entre os 15 e os 24 anos é portadora do vírus. Os motivos e maneiras de contaminação são sempre os mesmos.

Porém muitos progressos estão sendo feitos, principalmente em países de grande população como é o caso da Índia. Esse novo relatório reduziu as estimativas do número de pessoas infectadas para um total de 2,5 milhões de soropositivos, correspondente a 0,36% da população adulta.

Outra notícia muito boa é que a taxa de infectados continuam a diminuir no Camboja e na Tailândia. Em 1998 a taxa de soropositivos entre os adultos era de 2% e em 2006 já caiu para 0,9% em Camboja. Números realmente impressionantes que dão novas esperanças para todos na região.