As crianças podem ser muitos cruéis. Sabe na escola, quando você fica jogando bolinha de papel no seu colega, quando lhe bota apelidos muitas vezes não agradáveis, quando você o persegue? Pois é, no Japão isso é um assunto muito sério.

Por lá se recebe o nome de “ijime” e nos últimos tempos ganhou um grande auxílio: internet e telefones celulares. Para se ter uma idéia entre os anos de 2005 e 2006 aumentou mais de 6 vezes o número de casos de intimidação entre alunos: 124.898, segundo o Ministério da Educação.

E os casos se tornam mais graves quando 6 estudantes se mataram devido à essas perseguições que consistem em ameaçar os colegas com fotos pessoais, importuna-los mandando incessantes mensagens como “você deve morrer” tanto para seu e-mail quanto para o celular.

O que trouxe esse assunto à tona foi justamente o suicídio de um garoto de 18 anos na sua escola localizada em Tobe em julho passado. Segundo a pesquisa do Ministério da Educação 66% dos alunos relataram ser provocados ou xingados, e 4% disseram ser vítimas de ataques por e-mail ou internet.