Não quero ser repetitivo, mas quero compartilhar essa notícia com vocês. A China, entre outras coisas, está investindo pesadamente em tecnologia por entender, enxergar que o futuro está por aí. Se hoje o país é visto com ambigüidade nessa área não precisamos dar mais de 10 anos para essa imagem mudar. Alías, isso vem acontecendo historicamente na Ásia.

E, como forma de mostrar independência também, o Governo Chinês decidiu investir em seu próprio modelo de celulares (telemóveis) banda larga "de nova geração", batizado de TD-SCDMA. Uma resposta, até um grande “tapa na cara” aos padrões norte-americano (CDMA 2000) e europeu (WCDMA). Isso só irá ajudar as empresas chinesas nessa área e deixará os estrangeiros a ver navios, assim como no caso dos trens de alta-velocidade que conversamos há pouco por aqui.

Isso é muito interessante de ver, pois mostra, entre outras coisas, um investimento e planos de longo prazo no próprio país, habilitando suas empresas a competir internacionalmente. No Brasil, antes de instalar a TV Digital, me parece que o Governo Brasileiro investiu na criação de um padrão próprio, mas, no final, acabou optando pelo padrão japonês. Quem saiu ganhando com isso e, isso não mostra um pouco da atitude desses dois países emergentes?
Ah, a estréia dessa tecnologia deve acontecer nos Jogos Olímpicos.