Há males que vem para bem, e o caos aéreo brasileiro entra nessa categoria. Ou assim gostamos de pensar. Só depois de inúmeros acidentes e problemas que o governo, seja estadual ou federal, chegaram à inteligentíssima conclusão de investir em outros meios de transporte que não seja o avião, onde não há gerenciamento, ou carro, que polui o ar e enche nossa paciência.

Então uma das frentes de investimento é justamente ampliar a combalida e quase hilária/ trágica malha ferroviária brasileira. Aqui vamos falar sobre os planos do Governo de São Paulo e Rio de Janeiro de, finalmente, interligarem os dois maiores estados do país através de um trem-bala.

A pergunta que entra nesse momento depois de dois parágrafos é: o que isso tem a ver com a ásia? Diremos. Para ser específico tem de ver com a Coréia do Sul. No Brasil se a malha ferroviária é tão pequena, o que diria o conhecimento em trem-bala. Por isso, uma missão coreana composta por 15 técnicos veio ao país para estudar a conexão Rio-São Paulo, assim como a conexão entre a cidade e o aeroporto internacional de Guarulhos baseados no KTX II, o trem de alta velocidade desenvolvido na Coréia.

Segundo os coreanos o trem-bala poderá transportar entre 45 a 70 mil pessoas por dia, totalizando entre 16 milhões a 26 milhões de usuários ao ano. O percurso tem 416 quilômetros e poderá ser feito com velocidades variando entre 205 km/h e 260 km/h. Isso tudo levará sete anos para estar pronto.

Muito bom, que leve esses sete anos, mas que se construa. Agradecemos aos coreanos. Ainda sobre a tecnologia de trens de alta velocidade é interessante o caso chinês, conforme citamos em um post anterior. Se há 10 anos atrás eles precisaram importar tecnologia alemã para ligar o centro de Shanghai ao aeroporto, hoje eles já ligaram a capital financeira à capital política por trem sozinhos.

Comments (1)

On 20 de dezembro de 2007 às 00:46 , Anônimo disse...

Bacana...