Sob o pedido da polícia anti-drogas americana policiais da Tailândia prenderam no Sofitel Silom de Bangcoc o russo Viktor Anatoljevitch Bout, o maior traficante de arma do mundo.

Também foram presos outros 7 homens da Europa, Estados Unidos e Rússia cuja identidades não foram reveladas. Ao ser preso Bout apenas disse: “O jogo acabou”.

Mas o interessante da história é o porquê de Bout estar na Tailândia. Oficiais disseram que ele entrou em janeiro no país para contatar membros da FARC, sim, a guerrilha colombiana que está causando tanta discórdia aqui na América do Sul.

Bout, de 41 anos, ex-membro da KGB, e conhecido singelamente como “o comerciante da morte” tinha a esperança de fechar o fornecimento para a guerrilha que está sofrendo importantes baixas na Colômbia. Para se ter uma idéia do seu poder as Nações Unidas colocaram seu nome em uma lista de indivíduos cujos bens deveriam ser bloqueados e também proibido de viajar.

A conclusão é que o mundo está tão globalizado que a prisão de um russo, preso na Tailândia, poderá enfraquecer ainda mais, guerrilheiros que se auto-intitulam “marxista-leninistas” na América do Sul.