O porto de Cingapura pode perder, muito em breve, o posto de maior do mundo em número de containeres movimentados. E para quem? Para o porto de Shanghai.

No ano passado a movimentação no porto cresceu 20%, movimentando 25.15 milhões de TEU’s, já ultrapassando Hong Kong e ficando assim no 2º lugar. Este ano a expectativa é de crescer mais 15% movimentando 30 milhões de containeres, contra 27.9 milhões de Cingapura.

Para tanto o Grupo do Porto Internacional de Shanghai (SIPG, na sigla em inglês) pretende investir US$ 633.17 milhões na expansão do porto. Fora esse investimento imediato há outro projeto para o investimento de mais US$ 281.40 milhões e ainda a possibilidade de listar a empresa em uma Bolsa de Valores internacional.

Chen Shuyuan, presidente do SIPG, não se diz surpreso que eles passaram HK devido ao tamanho e necessidade da China continental, porém ele reconhece as vantagens de seus “rivais”: “Os portos de Hong Kong e Cingapura tem vantagens em recursos naturais e políticas melhores, e nós ainda precisamos aprender melhores tecnologias, expertise e serviços deles”.

E o SIPG ainda tem planos internacionais junto do Grupo AP Moeller-Maersk para desenvolver o porto de Zeebrugge, na Bélgica, através de uma joint-venture.