Os amantes do cinema asiático estão felizes, erradiantes ao ver que é Hollywood que está atrás dos sucessos de lá. Sucesso reconhecido, não? Novos "remakes" de sucessos como "The Eye - A Herança" dos irmãos Hong Kongoneses Danny e Oxide Pang, agora ficou como "O Olho do Mal" e tem como atriz principal ninguém menos que Jessica Alba. Será que irá repetir o sucesso do original?

Esses remakes asiáticos de Hollywood tem casos de sucesso e fracasso também. A trilogia do japonês Hideo Nakata "The Ring - O Chamado" foi uma febre no continente asiático, virou série de TV, jogos de videogame, mangá e até parque temático. Nos EUA foi batizado simplesmente de "O Chamado" e teve a direção de Gore Verbinski (ele, de "Piratas do Caribe") e contou com a ajuda do próprio Nakata. Foi um sucesso que arrecadou cerca de US$ 400 milhões nas bilheterias.

Os dois filmes "O Grito", escritos e dirigidos por Takashi Shimizu tiveram um caminho muito interessante. Batizado de "Ju-On: O Grito" essa série teve remakes feitos pelo próprio Shimizu com a produtora Ghost House, e arrecadou mais US$ 260 milhões.

Um caso de fracasso vem do próprio Nakata e seu sucesso "Dark Water - Água Negra" que teve uma refilmagem feita pelo brasileiro Walter Salles e foi batizado de "Água Negra". Do diretor Kiyoshi Kurosawa houve a refilmagem de "Kairo", batizado de "Pulse", que também não foi nada bem.

Ainda este ano mais surpresas virão. "Uma Chamada Perdida", baseado no filme do japonês Takashi Miike "Ligação Perdida" deve chegar em breve aos cinemas e conta a estória de uma mulher que recebe ligações premonitórias da morte de pessoas próximas a ela.

O tailandês "Espíritos - A Morte Está a Seu Lado" rebatizado de "Shutter" conta a estória de um casal que, ao tirarem fotos de um acidente trágico, percebem fantasmas nelas.

E, o maravilhoso sul-coreano "Medo" virou "A Tale of Two Sisters". Esse filme, que começa a ser assutador pela capa (pois há a lenda que, ao olhar atentamente se pode ver uma terceira menina entre as duas irmãs, conseguem ver?) conta a estória de duas irmãs recém-saídas de um instituto psiquiátrico e ao voltarem para casa são perturbadas pela madrasta cruel e um espírito que assombra o lugar.

Não há dúvidas do potencial desses filmes no mercado asiático e chegam por aqui já "aprovados" pela maior audiência do mundo. Me parece que também há do lado Hollywoodiano uma necessidade de renovação, mas, acima de tudo, há o interesse de se aproximar do mercado potencialmente mais lucrativo do mundo, não?

E o tal remake de "Oldboy", alguém sabe no que deu?