Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa da Juventude Japonesa feito com 5.394 estudantes no Japão, Estados Unidos, China e Coréia do Sul chegou à seguinte conclusão: os adolescentes japoneses são mais suscetíveis a marcas do que as de outros países. Desses países pesquisados, é claro.

As respostas exemplificam bastante a juventude japonesa. Quando perguntados se são influenciados por anúncios em TV ou revistas: 56.5% disseram que sim. Nos outros países a margem ficou entre 32.6% e 45.9%.

A pesquisa ainda apontou que apenas 23.6% dos pais japoneses perguntam aos seus filhos adolescentes como eles gastam sua mesada. Para compararmos, nos Estados Unidos esse número é de 34,3%, na China é 50,2% e na Coréia do Sul 58.6%.

Quase todos os japoneses possuem seu próprio celular (telemóvel): 96.5%. E o estudo ainda colocou os japoneses em 1º lugar em perguntas como “você se recusa a vestir roupas fora de moda” ou “você se sente rico consumindo artigos de marca”.